sexta-feira, 20 de abril de 2012


Uma história inacabada - Miriam Leitão - Rubens Paiva


<iframe width="420" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/5u-GsSka_Qw" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Gente...uma aula de história contemporânea...muito bom...é...não exatamente.

E as feridas que não se fecharam?


A tortura continua , hoje ela é feita de outro modo como comemorando o golde de 64 ou negando a nós a nossa verdadeira historia.
A comemoração do golpe de 64 foi realizada so nesse ano de 2012 porque será? Uma conhecidencia  ou é o medo?
O medo da comissão da verdade fez com que os militares quisessem se legitimar mas creio que não deu muito certo, a comissão ja esta a caminho e nem uma comemoração vai nos parar e sim nos incentivar a saber a verdade, melhor seria se pudessem prender os militares torturadores mas infelizmente a anistia está com eles.
As feridas serão abertas para curar feridas ainda não fechadas...

quinta-feira, 19 de abril de 2012

A história das esquerdas brasileiras



Taí mais uma excelente opção de leitura para aqueles que se interessam pela história dos movimentos de esquerda no Brasil. A bela coleção "As esquerdas no Brasil", de 3 livros, organizada pelos professores Jorge Ferreira e Daniel Aarão Reis e publicada pela editora Civilização Brasileira, reúne dezenas de autores qualificados em diversas áreas que tratam na coleção desde as origens da organização da classe trabalhadora no Brasil, no fim do século XIX, aos impasses das esquerdas neste início do século XXI, tratando sobre os movimentos contestatórios inspirados na utopia socialista que marcaram a História do Brasil, a ascensão de Lula à presidência, a organização operária.´
Uma ótima opção para se entender o desabrochar da Ditadura que culminou na criação da Comissão da Verdade.

Obs.: É possível encontrar essa coleção nos sites das principais livrarias do Brasil.





Manifestações durante debate "1964-A Verdade"



Uma interessante narrativa dos repórteres Diogo Martins e Paola de Moura que estavam presentes ao debate "1964-A Verdade".
Conforme eles narram a reação dos manifestantes, percebemos a importância do trabalho da Comissão da Verdade em desvendar mistérios ocorridos durante a Ditadura Militar e como ela remete diretamente à memória social do brasileiro. A Ditadura pertenceu, até agora, a um passado que muitos foram induzidos a esquecer em benefícios de poucos e mexer com tal memória é o que causa tamanha discussão no Governo. 


Lembremos que houve uma Comissão similar na África do Sul que, através de intenso debate entre o Estado e as vitimas, conseguiu unir o país até então marcado pela segregação racial.




http://www.ihu.unisinos.br/noticias/508018-atopelacomissaodaverdadeofuscacomemoracaodogolpede1964





Lançamento de Livro




DESAFIA O NOSSO PEITO - RESISTÊNCIA, TORTURA E MORTE DURANTE O REGIME MILITAR BRASILEIRO.

No Brasil, a tortura, com o apoio de largos setores civis que serviram de base de sustentação do regime, foi o método preferencial de investigação. Esta chaga ainda pende sobre nós. É preciso revisitá-la, sempre, para que nunca mais aconteça.

Saúdo este livro de Adail Ivan de Lemos, brilhante libelo humanista, pois ele visa resgatar a dignidade da democracia e do Estado de Direito, que não pode conviver sem rejeitar os fantasmas da covardia e da barbárie.
Tarso Genro
Governador do Estado do Rio Grande do Sul
Ex-Ministro da Justiça no Governo Luis Inácio Lula da Silva.
335 Págs.
ISBN: 9788564433007
Preço: R$ 50,00

Arquivo Memória Ditadura - Evento na UNIRIO


encaminhado pela Vanessa Nóbrega da Secretaria de Supervisão Acadêmica do Intituto IUPERJ da Univerdidade Candido Mendes. Acredito que será um evento de alto nível. Vamos participar? Eu já me inscrevi.